quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tour 2013: 21 etapas de pura emoção

Foi apresentado esta quarta-feira em Paris o percurso da Volta a França 2013. A centésima edição da corrida de ciclismo mais emblemática do mundo terá início na ilha da Córsega e contará com dois contrarrelógios individuais, quatro chegadas ao alto e uma derradeira semana nos Alpes que vai colocar à prova todo o pelotão.




Ao todo são 21 etapas a começar com 3 etapas na Córsega, uma estreia no Tour, depois segue-se o contrarrelógio colectivo de 25kms em Nice já no território continental francês. O pelotão vai ter o primeiro contacto com a alta montanha nas etapas 8 e 9, duas tiradas duríssimas nos Pirenéus que incluem a subida aos emblemáticos Peyresourde e Col d’Aspin.

O primeiro contrarrelógio individual acontece a 10 de Julho, já depois do primeiro dia de descanso, na Bretanha: são 33kms entre Avranches e Mont Saint Michel.




A etapa 15 marcará o regresso da alta-montanha com a chegada ao alto no topo do histórico Mont Ventoux que regressa assim à Volta a França.Outra das grandes novidades é a ascensão do mítico Alpe d’Huez por duas ocasiões durante a etapa 18, um feito inédito a coroar a etapa rainha da prova.

Paris marca o fim da prova mas, a quebrar com a tradição, a derradeira tirada será realizada ao pôr-do-sol. Uma etapa nocturna iluminada pelas luzes dos Campos Elísios foi, nas palavras dos organizadores, a forma encontrada para celebrar da melhor forma o 100º aniversário do Tour. ~

Christian Prudhomme, director da prova, teve as honras de apresentar o trajeto numa cerimónia que contou com a presença de várias estrelas do ciclismo da actualidade, nomeadamente Bradley Wiggins , Alberto Contador, Andy Schleck, Cadel Evans e Mark Cavendish.

No rescaldo da decisão da UCI em destituir Lance Armstrong dos 7 títulos conquistados da Volta a França, Prudhomme não se coibiu de abordar a temática do doping: “A Volta a frança é a corrida mais importante do mundo. O tour é maior competição itinerante em todo o mundo mas é muito mais que isso: o Tour faz parte do nosso património cultural e desportivo. Reúne pessoas de todas as idades e de todos os estratos sociais. Cimenta valores sociais. A Volta a França vai ser mais forte que o doping. Vai ser mais forte que batotice que está presente nos outros desportos. O nosso inimigo é o doping. Para esta centésima edição do Tour a ideia para o início da prova era simples: um novo começo, bonito e espectacular. A Córsega reúne todos estes três elementos. Outra novidade é a ultima etapa nos campos elísios que irá realizar-se ao pôr-do-sol, por volta das 21:45pm. Será um culminar grandioso que trará muito prestígio a Paris, a "cidade luz"”

A edição 2013 da Volta a França em bicicleta tem início na ilha da Córsega no dia 29 de Junho e termina a 21 de Julho em Paris.

Percurso Volta a França 2013

Etapa 1: Porto-Vecchio - Bastia, 212km
Etapa 2: Bastia - Ajaccio, 154km
Etapa 3: Ajaccio - Calvi, 145km
Etapa 4: Nice - Nice, TTT, 25km
Etapa 5: Cagnes-sur-Mer - Marseille, 219km
Etapa 6: Aix-en-Provence - Montpellier, 176km
Etapa 7: Montpellier - Albi, 205km
Etapa 8: Castres - Ax-3 domaines, 194km
Etapa 9: Saint-Girons - Bagnères-de-Bigorre, 165km
Etapa 10: St-Gildas-des-Bois - Saint-Malo, 193km
Etapa 11: Avranches - Mont-Saint-Michel, ITT, 33km
Etapa 12: Fougères - Tours, 218km
Etapa 13: Tours - Saint-Amand-Montrond, 173km
Etapa 14: Saint-Pourçain-sur-Sioule - Lyon, 191km
Etapa 15: Givors - Mont Ventoux, 242km
Etapa 16: Vaison-la-Romaine - Gap, 168km
Etapa 17: Embrun - Chorges, ITT, 32km
Etapa 18: Gap - l’Alpe d’Huez, 168km
Etapa 19: Bourg d’Oisans - Le Grand Bornand, 204km
Etapa 20: Annecy - Annecy-Semnoz, 125km
Etapa 21: Versailles - Paris/Champs-Elysées, 118km

Eurosport - Eva Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário