quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Gilbert de ouro!

Philippe Gilbert é o novo campeão do mundo de ciclismo de estrada. O ciclista belga, cotado à partida como um dos principais favoritos à conquista do título, sucede assim a Mark Cavendish, que não foi capaz de defender a camisola do arco-íris este domingo na Holanda.

Cavendish escapou ileso a um incidente com um adepto mas viria a desistir a sensivelmente a meio da prova: uma tirada de 267kms que teve lugar em Valkenburg na Holanda.


Depois de várias tentativas goradas, cerca de 11 elementos conseguiram escapar e constituir a fuga do dia quando estavam decorridos cerca de 50 kms . A fuga chegou a ter perto de 6 minutos de vantagem para o pelotão mas à entrada da primeira volta do circuito final (10 voltas de um percurso de 16.5kms) a vantagem começou a cair sobretudo graças ao excelente trabalho da comitiva belga.



Lá atrás Mark Cavendish muito desgastado encosta a bicicleta e anuncia o abandono, numa altura em que os belgas assumiam as despesas na frente do pelotão preparando a vitória de Gilbert.

A cerca de 48kms da meta dá-se uma queda colectiva mas todos os principais favoritos escaparam ilesos. Os fugitivos foram finalmente absorvidos a cerca de 33kms do fim.

A corrida ficou decidida nos últimos 2000 metros com Phillipe Gilbert a aproveitar a derradeira subida ao Cauberg para lançar um ataque explosivo. Ninguém respondeu ao belga que rapidamente ganhou cerca de 100 metros de vantagem.

Alejandro Valverde foi o primeiro a reagir mas a resposta do espanhol pecou por tardia. Edvald Boasson Hagen da Noruega, outro dos favoritos também saiu no encalço de Gilbert mas a falta de colaboração com Valverde acabou por beneficiar o ciclista belga que “cerrou os dentes” e seguiu isolado à procura da vitória. Aos 30 anos, Philippe Gilbert acabou por cortar a meta isolado com 4 segundos de vantagem para Boasson Hagen e conquistar um triunfo inédito na carreira. O pódio ficou completo com o espanhol Alejandro Valverde.



Uma vitória com um sabor muito especial para Phillipe Gilbert que teve um início de época abaixo das expectativas mas que com duas vitórias na Vuelta e a conquista do título mundial termina a temporada da melhor forma possível: “É incrível! Mal consigo acreditar! Estou a viver um misto de emoções indiscritível! Lutei por este título anos a fio e é um sonho tornado realidade. Para mim, sagrar-me campeão do mundo aqui em Valkenburg tem uma enorme importância pois nasci em Liége. A equipa belga fez um trabalho extraordinário: assumimos o controlo da corrida desde o início até ao fim e penso que merecemos este título. Estivemos sempre muito bem posicionados no seio do pelotão”

Destaque ainda para o português Rui Costa que terminou na 11ª posição, o melhor resultado de sempre de um ciclista luso nos campeonatos do mundo de ciclismo de estrada.

Eurosport - Eva Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário