quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vino despediu-se no Mónaco

O ultimo triunfo de Vino, numa corrida improvisada e de despedida com muitos amigos, no Mónaco, seu país de adopção.
Rolando com os seus dois filhos e uma prestigiada legião de figuras da modalidade, Gilbert e Niballi tiveram de se contentar com os lugares imediatos, numa corrida que reuniu nomes como
Jan Ullrich.


(Noticia Jornal Ciclismo)

Efapel-Glassdrive completa

O panorama nacional tem , para já, uma equipa oficialmente formada, e bastantes rumores pelo meio, no seio das outras formações.

A Efapel –Glassdrive terá em 2013, onze ciclistas, contando com uma formação experiente, à frente da qual estará Rui Sousa, bem secundado por Nuno Ribeiro e Hernâni Broco, mas também com ciclistas de valor como Sérgio Sousa e Ricardo Vilela, para as provas por etapas e Filipe Cardoso e Marco Cunha como os homens mais rápidos da equipa.

Para completar este leque de autênticos ases nacionais, aos quais falta juntar o irrequietismo de César Fonte, e não contente com isso, Carlos Pereira contratou ainda Arkaitz Duran, que o ano passado esteve a um passo de integrar o Boavista na Volta a Portugal. Bom ciclista, o vasco será uma importante mais valia para a equipa dos “ electricistas” da Efapel.

Completam a equipa, Joni Brandão, que regressa a Portugal e Sandro Pinto
.
Quem regressa a Portugal, também, é Santi Perez, pelas mãos de Jorge Piedade. Ciclista e técnico têm uma simbiose e confiança mutua, que podem permitir ao asturiano o regresso ao ciclismo profissional, depois de um interregno de uma época.

Luis Silva, ex-Tavira será outro recruta, conforme nos confidenciou Jorge Piedade, que engrossará a equipa de Loulé, onde Rui Vinhas nos foi também confirmado. Temos pois Raul Alarcon, Jorge Montenegro e o chefe de fila Sérgio Ribeiro. Com este plantel, pouco restará para as outras equipas nos sprints finais, com a dupla Sérgio Ribeiro e Jorge Montenegro.

Por outro lado, os rumores que davam como certa a contratação de João Cabreira na OFM-Valongo ainda não estão confirmados, segundo nos informou o ciclista.

Com Hugo Sabido, Edgar Pinto e António Amorim, a LA Alumínios- Antarte está a formar uma equipa jovem, com ciclistas promissores, como Luis Afonso, Rafael Silva, Márcio Barbosa e Hugo Sancho.
Por seu turno, no Bessa a corrida é de C/R na tentativa de formar uma equipa para 2013, num misto de experiência e muita juventude .

(Noticia Jornal Ciclismo)

Hernâni Broco e Joni Brandão perto da Efapel

O mercado de transferências continua em movimento e bolsa de valores, movimenta-se diariamente. As notícias e os rumores avolumam-se, à medida que a época vai avançando e a aproximação do fecho de inscrições se acerca, apertando quem ainda não tem tudo acertado.

Num período de crise, e conforme salientou Joaquim Gomes, é um processo de vitalidade a possibilidade do pelotão profissional em Portugal ter aumentado, num numero que poderemos considerar significativo, isto se tivermos em linha de conta a inscrição da Ceramica Flaminia como equipa continental filiada em Portugal.
As novidades deverão estar agora centradas em dois ou três nomes importantes, do panorama nacional, e a possibilidade de alguns deles ainda não se terem decidido a 100%

Enquanto o regresso de Hernani Broco a Portugal estar centrado na equipa da Efapel-Glassdrive a par de Joni Brandão, alguns nomes ainda não estão a certos em lado nenhum.
Daniel Silva poderá estar a caminho da OFM, não obstante a possibilidade de poder ter ingressado na Cofidis, interessada que esteve em José Gonçalves , mas a subita entrada deste ciclista na Pomme Marseillaise, assim o impediu. A equipa de Valongo assinou hoje com Helder Oliveira, transfuga do Onda-Boavista, e espera-se agora pela decisão final de Nuno Ribeiro, dado como certo na Efapel .
Quem de pouco se fala, será da equipa do Tavira e, por arrasto do Boavista, enquanto os paredenses terão uma equipa algo renovada com a manutenção de Sabido e Edgar Pinto e a entrada de António Amorim, como núcleo forte , depois de Luis Afonso e Rafel Silva terem chegado a acordo com Mário Rocha.
O segredo será a alma do negócio, mas temos de reconhecer que a grande transferência terá sido protagonizada pelo Louletano-Dunas Douradas, na pessoa de Sérgio Ribeiro, sem duvida o ciclista mais valioso do pelotão nacional, pelo menos o mais rentável em termos de retorno desportivo e comercial, nos dois ultimos anos.
Mas se em termos de equipas as coisas estão a movimentar, em termos de calendário nacional as novidades poderão ser boas, muito embora e enquanto não se definir a estrutura PAD para 2013, as negociações, em termos de Volta de 2013 e de renovação de contrato para a organização da Volta, essas estão perigosamente paradas.


(Noticia Jornal Ciclismo)

TROFEU DE PISTA

Dupla para o Tour

Sérgio Paulinho ao lado de Contador na prova rainha!!!!
Sérgio Paulinho e Bruno Pires, os dois portugueses que competem na Saxo Bank, já conhecem a primeira parte do calendário da próxima época, sendo de destacar que estão escalados para as primeiras duas provas de três semanas do ano: Paulinho para o Tour, a disputar em julho; Pires no Giro, que decorre em maio.

(Noticia Jornal Record)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mundiais de 2014 confirmados em Ponferrada

Cidade espanhola escolhida pela UCI!!!!
 




A União Ciclista Internacional (UCI) confirmou esta quinta-feira a escolha da cidade espanhola de Ponferrada como sede dos Mundiais de estrada de 2014, apesar de ainda precisar de cumprir "algumas obrigações contratuais".


Na reunião de Maastricht, realizada em setembro, o Comité diretivo da UCI deu 30 dias aos organizadores de Ponferrada para executar estas obrigações, as quais foram cumpridas, permitindo que a competição se realize na cidade da província de Leão.


"Tenho o prazer de anunciar que os organizadores de Ponferrada responderam de forma rápida e eficaz ao nosso pedido para oferecer as relevantes garantidas financeiras e organizativas, pelo que podemos avançar com confiança para os Mundiais de estrada 2014, numa nação de tradição no ciclismo", afirmou em nota de imprensa o presidente da UCI, o irlandês Pat McQuaid.


A confirmação está sujeita, segundo a UCI, a que as "restantes garantias" sejam enviadas para o organismo. Os campeonatos do Mundo de estrada de 2014 estão agendados para o mês de setembro, entre os dias 20 e 28.
 
 
(Noticia Jornal Record)

Cavendish envolvido em acidente

Ciclista bateu na traseira de um carro!!!!
 


Dentro do azar, Mark Cavendish ainda teve sorte. O ciclista britânico sofreu um acidente no domingo enquanto treinava e bateu na traseira do carro que seguia à sua frente.


Para sossegar os fãs, Cavendish escreveu na sua conta de Twitter que se encontrava "relativamente bem".


"Choquei contra a traseira de um carro que travou de repente à minha frente. Não foi muito bom. A não ser um braço magoado, estou relativamente bem. Se é que importa a alguém", explicou o ciclista, de 27 anos.


O acidente de Cavendish ocorreu duas semanas depois de Bradley Wiggins, vencedor da Volta a França e campeão olímpico de contrarrelógio, ter fraturado várias costelas depois de chocar com um carro enquanto treinava.


(Noticia Jornal Record)

sábado, 17 de novembro de 2012

LISBOA/SANTARÉM 2012








Rui Costa é o Desportista do Ano

O ciclista Rui Costa foi hoje eleito Desportista Português do Ano, sendo galardoado na Gala do Desporto, que se realizou no Casino Estoril.

O corredor poveiro foi escolhido pela ponderação dos votos do público e dos votos dos presentes na Gala. Rui Costa superou Cristiano Ronaldo, Fernando Pimenta, Lenine Cunha e Marcos Freitas, os restantes finalistas.

O prémio é o reconhecimento de uma temporada ímpar, durante a qual Rui Costa conseguiu o décimo lugar do Ranking WorldTour, venceu a Volta à Suíça e uma etapa desta competição, foi 11.º classificado no Campeonato do Mundo (melhor resultado de sempre de um português na prova de fundo de elite) e 13.º nos Jogos Olímpicos, entre outros resultados de grande mérito.

O primeiro vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Diogo Calado, foi galardoado com o título de Personalidade do Ano, uma distinção decidida pela Federação pelo empenhamento de várias décadas em prol da modalidade e pela forma extremamente competente como coordenou o Campeonato da Europa de Pista, à semelhança do que fizera em 2011.


(Noticia F.P.Cilismo)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Sérgio Ribeiro será o líder da Louletano/Dunas Douradas

Sérgio Ribeiro assinou pelo Louletano/Dunas Douradas, anunciou esta segunda-feira a equipa que na próxima temporada vai competir no escalão continental. A formação algarvia será constituída em torno de Sérgio Ribeiro, confirmou à Lusa fonte do Louletano/Dunas Douradas.

Herdeiro de Cândido Barbosa nos corações dos adeptos da modalidade, "Serginho", como é conhecido no pelotão, deixa a Efapel-Glassdrive (antes Barbot) depois de quatro temporadas, nas quais conquistou por duas vezes a camisola de pontos da Volta a Portugal (2010 e 2011).

Aos 32 anos, Sérgio Ribeiro, eleito ciclista do ano em 2011 e 2012, abraça um novo projeto profissional, o quarto desde que se tornou profissional em 2004. Quase sempre fiel ao diretor desportivo Carlos Pereira, o matosinhense deu as primeiras pedaladas na ASC-Vila do Conde, antes de assinar pela Barbot, onde permaneceria até 2006, mudando-se na época seguinte para o Benfica.

Ribeiro voltaria à Barbot em 2009, depois de cumprir um castigo por doping, que em 2007 lhe valeu a rescisão do contrato com os encarnados. O recomeço deu um novo fôlego à sua carreira, com alguns dos seus triunfos mais importantes a serem conquistados a partir dessa época: venceu cinco etapas da Volta, prova em que alcançou o melhor resultado (um sétimo lugar) em 2012, uma na Volta a Castilla León, em 2010, e foi segundo no Grande Prémio Joaquim Agostinho, em 2011. Na última edição da maior prova velocipédica do calendário nacional, "Serginho" teve de abdicar de lutar pela camisola dos pontos, que seria a sua terceira consecutiva, para ajudar o espanhol David Blanco a chegar ao recorde de seis vitórias na geral individual da Volta.

O Louletano/Dunas Douradas faz parte dos cinco grupos desportivos que mostraram à Federação Portuguesa de Ciclismo o desejo de constituir uma equipa continental em 2013. Os restantes são a Carmim-Prio, a Efapel-Glassdrive, a LA Alumínios-Antarte e ainda o OFM-Valongo.


(Noticia Jornal Record)

David Blanco sai da Efapel-Glassdrive

O espanhol David Blanco, recordista de vitórias na Volta a Portugal em bicicleta, rejeitou a proposta para correr em 2013 na Efapel-Glassdrive, disse à agência Lusa o diretor desportivo da equipa, Carlos Pereira.

"O David Blanco teve uma proposta nossa e não aceitou. Na Efapel não ficará, não conseguimos manter o David Blanco pelo valor que estava contratado no ano passado", explicou Carlos Pereira em declarações à Lusa.

O responsável da equipa de Vila Nova de Gaia assegurou que a "equipa vai manter-se praticamente com o mesmo orçamento da última época", embora não conte com DavidBlanco nem com Sérgio Ribeiro, que vai representar a Louletano/Dunas Douradas em 2013.

"Será uma equipa renovada e com aspirações, poderá ser montada em função do Rui Sousa, do Nuno Ribeiro, mas também não está excluída a possibilidade de contratar outro corredor", referiu o diretor desportivo.

David Blanco, de 37 anos, venceu as edições de 2006, 2008, 2009, 2010 e 2012 da Volta a Portugal.

domingo, 11 de novembro de 2012

Arouca consagrou Cláudio Paulinho rei dos trepadores

Um pelotão constituído por cerca de 130 concorrentes, o maior reunido por Serras Míticas, apresentou-se ontem em Arouca, à partida para o alto da Serra da Freita, cujos resultados decidiram as classificações finais e com elas a atribuição do Troféu Liberty Seguros, que ficou na posse de Cláudio Paulinho.

A última prova da série “Serras Míticas”, iniciativa inédita da empresa ROIACM Concept Lda., devidamente legalizada na UVP-FPC, tendo como patrocinador principal a Liberty Seguros, excedeu todas as expectativas, tanto no plano desportivo, como no aspecto social, pelo ambiente de confraternização que o caracterizou, o que ficou a dever-se a dever-se â preciosa colaboração do município e à adesão da população. Uma jornada inesquecível que encerrou com as cerimónias da entrega de prémios e a apresentação do calendário para 2013.

No final dos 89 Km do percurso, os cicloturistas e praticantes de BTT, entre os quais muitos profissionais e ex-profissionais, largaram do histórico Mosteiro de Arouca, atravessaram muitas das mais típicas aldeias da região, e a ordem de chegada à meta, permitiu estabelecer o “ranking” final de cada escalão etário que a seguir se indica.

Masc. 1 – Bruno Fernandes (Artbike).
Masc. 2 – Cláudio Paulinho (Viv. Vítor Lourenço)
Masc. 3 – Vítor Lourenço (Viv. Vítor Lourenço)
Masc. 4 – Licínio Pereira (MSoares)
Masc. 5 – Manuel Pereira (Vitória SC)
Fem. 1 – Rita Vale (Saertex)
Fem. 2 – Isabel Caetano (CSM Epinay)

“Serras Míticas de Portugal”, nesta primeira edição, contou com o patrocínio principal da Liberty Seguros, do Continente, da SportTv, da ARIC, da Cision, da Specialized, da Multipower, da Fundação Champalimaud, do Turismo do Porto e Norte e ainda da Ford, enquanto Marca Automóvel Oficial. A Hertz Rent-a-Car também faz parte do leque de Patrocinadores do Troféu Liberty Seguros.
Contou ainda com o imprescindível apoio das autarquias abrangidas pelas oito provas

(Noticia F.P.Ciclismo)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Recuperação de Wiggins deverá ser "rápida"

Tem costelas partidas!!!!
 


Bradley Wiggins, de 32 anos, sofreu na quarta-feira um acidente enquanto treinava perto de casa, em Lancashire, tendo fraturado várias costelas, mas a equipa garantiu que o seu estado não é grave.


O vencedor do Tour e campeão olímpico terá chocado com um carro que, segundo as primeiras informações avançadas, saía de uma estação de serviço.


"Ele ficou no hospital durante a noite para observação. Pensa-se que as lesões que sofreu não são graves e a recuperação deverá ser rápida", lia-se no documento da Team Sky.


(Noticia Jornal Record)

Continuidade do Boavista está em perigo

Precisa de 250 mil euros para manter equipa!!!!
 


A continuidade do Boavista Ciclismo Clube como equipa profissional do 3.º escalão da UCI (Continental) está em perigo, depois de não ter apresentado a candidatura para 2013 no prazo fixado pela UCI (31 de outubro).
(Noticia jornal Record)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Rui Costa é um dos cinco candidatos ao título de desportista do ano

O ciclista Rui Costa foi hoje anunciado como um dos cinco finalistas na escolha do desportista nacional do ano, cujo resultado será conhecido na Gala do Desporto, que vai realizar-se no Casino Estoril, no dia 15 de Novembro.

O corredor poveiro, décimo classificado do Ranking WorldTour, passou a primeira fase de apuramento, sendo um dos cinco finalistas, depois de analisadas as candidaturas de 29 desportistas, apresentadas pelas respectivas federações.

A partir de hoje inicia-se o processo de votação online, durante o qual os adeptos têm uma forte palavra a dizer, podendo votar nos seus atletas preferidos. A votação decorre http://galacdp.sapo.pt/categorias/atletamasculinoano e a Federação Portuguesa de Ciclismo vai mobilizar-se no apoio a Rui Costa, pois considera que os feitos alcançados pelo corredor português na presente temporada são merecedores do título em disputa.

Revelando uma grande regularidade ao mais alto nível, Rui Costa pontuou em sete corridas diferentes do calendário WorldTour de 2012: Volta à Romandia, Volta à Suíça (em que venceu a geral e uma etapa), Volta a França, GP Oueste France Plouay, GP do Quebeque, GP de Montreal e Volta a Pequim. Este desempenho foi determinante para colocar Portugal como a décima nação no ranking mundial por países.

Além das provas do WorldTour, em que correu pela sua equipa, a Movistar, Rui Costa representou Portugal nos Jogos Olímpicos, onde conseguiu a 13.ª posição na prova de fundo, o segundo melhor resultado de sempre de um português, e no Campeonato do Mundo de Estrada, em que foi 11.º, a melhor classificação lusa de sempre no mundial de elite.

(Noticia F.P.CICLISMO)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TOUR 2013 TERMINA DE NOITE....!!!!

No centenário, Volta da França terminará em Paris à noite




Paris - Em sua 100ª edição, a Volta da França de 2013 terminará à noite em Champs-Élysées, Paris, no dia 21 de julho, anunciou nesta quarta-feira o diretor da prova, Christian Prudhomme.

A competição, que começará pela primeira vez na ilha de Córsega, em 29 de junho, subirá duas vezes o Alpe d'Huez, uma das montanhas mais famosas do evento, na mesma etapa, uma novidade
.
O percurso da prova de ciclismo de estrada mais famosa do mundo foi apresentado nesta quarta-feira na presença dos últimos quatro campeões: Alberto Contador, Andy Schleck, Cadel Evan e Bradley Wiggins.